sábado, 25 de abril de 2009

Sem foco

Você acha que o psicólogo é aquele que se dispõe a ajudar quem ele nem conhece, a tratar problemas pessoais, é alguém de muita paciência e capaz de muita devoção, afinal, ouvir problemas de relacionamento, ou qualquer outro tipo de problema, dos outros é sinal de verdadeiro amor ao ser humano?

Hum! Talvez...

Crítica: Segundo o dicionário, o psicólogo é a pessoa que tem um conhecimento empírico ou intuitivo da alma humana. Trata-se de um conceito científico como percebe-se. Nada é mais determinável cientificamente do que a alma humana. Por isso o psicólogo consegue fazer uma análise correta e certa do seu cliente, uma vez que o objeto de estudo do mesmo é tão delimitado e preciso: a alma humana!
Pra isso ele usa técnicas totalmente excelentes de perguntas como:

- Que animal você gostaria de ser e porque?
Você fala um animal e fala que gostaria de ser aquele animal por causa das qualidades boas dele e até exemplifica, aí ele fala que está errado, que você não é bom, apontando as qualidades ruins do animal. Porque perguntar então se minha resposta vai estar errada?

- Depois mandar desenhar uma árvore ele pergunta: Quem é essa árvore? Ela é velha?
Eu não sei. Você pediu pra eu desenhar uma árvore, eu desenhei! É uma árvore, vou explicar: quando você pede pra eu desenhar uma árvore, eu penso em desenhar uma árvore e não uma pessoa-árvore! Se ela é velha? Claro que não, acabei de desenhar, é novinha! Eu que pergunto, essa árvore que eu desenhei, quem você acha que é?(antes dele responder você grita) Péééééé, tá errado. Próximo!

Diversão: Com certeza deve ser uma coisa extremamente engraçada ouvir as lamúrias das pessoas e cagar de rir por dentro. Imagina o cara chegar e falar: "Doutor(a), às vezes eu sinto vontade de comer merda". O profissional tem que ter muita força de vontade é para não morrer de rir na frente da pessoa, manter a calma e aconselhar: talvez merda não seja o melhor alimento para você.

Eu não conseguiria, posso perder o cliente mas a piada não: Ah é? Então espera um pouquinho que eu vou no banheiro e já volto com seu almoço!

Verdades: Já percebeu que todas as pessoas, mesmo que normais, quando vão ao psicólogo tem problema? Se você está triste é por que tem auto-estima baixa, se você está feliz é por que se engana escondendo seus problemas e se no final, você não tiver problema nenhum, eles inventam! Pessoas que te tratam mal eles falam que te amam e por aí vai.
Só para lembrar, a próxima consulta é semana que vem, no mesmo horário!

Comparações: É o mesmo que ir até a farmácia, você nunca precisa de um remédio só. Se você tem dor de cabeça você precisa de remédios para a dor de cabeça, para evitar dores de ouvido e de garganta, e como farmácias agora vendem de tudo, você também precisa de anti-séptico bucal, sabonete esfoliante, pote de um litro de sorvete kibon e pastilha de freio.
Se você quer comprar um MP4/Ipod (ou qualquer coisa do tipo), você vai até a loja para comprar e começa: você também tem que levar a capinha de silicone porque senão pode riscar, tem também esse cabo que você pode ligar seu aparelho ao seu som do carro, e tem esse outro que é para a televisão, e não esquecendo dos fones de ouvido de 100 reais.

O negócio é vender mais, é ter mais consultas, senão como iremos pagar minhas contas no final do mês?

E os neoliberais soltos por aí!

PS: Este post é uma homenagem para meus amigos Ana Carolina, Fábio e Keli, que estudam psicologia!

Um comentário:

  1. Que liiiiiiindo coração! Me chamando de mercenáriaaaa hauheaiuheuhae
    Tu vai apanharrr, espera só pra ver! :P
    ahuihiaheiuhae
    :********
    Adooooooooooro ^^

    Keli

    ResponderExcluir