quarta-feira, 29 de abril de 2009

Criatividade é para poucos

Na prova que eu fiz hoje na faculdade tinha uma questão que era pra gente assinalar verdadeiro ou falso (acreditem, 5º ano de faculdade, questão de (v) ou (f) na prova!), mas não era tão simples (tá achando que a vida é festa?), tenho em vista que toda a questão que a gente assinalasse falsa teríamos que justificar os motivos dela ser falsa. Também não podíamos "chutar" verdadeiras todas as questões. Bom, já que eram afirmações, basta eu colocar um “não” (ou tirar o "não") que já muda o sentido, tipo: Questão 1 - ( F ) O Marcelo afirma que muita gente costuma ler o blog dele. Justificativa: Não, o Marcelo não afirma.
Simples assim.
Tem um amigo meu que tem o dom da criatividade. A questão era:

Questão 8 - ( ) Quando Bresser era ministro do governo FHC, a principal medida de reforma do Estado proposta por ele foi a diminuição da área de atuação do Estado.

Coloquei "V" na questão, e não tinha certeza se estava certo, não estudei muito para a prova. Depois da prova começa o debate. Aquela questão 5 era não sei o que, a outra era assim, uma outra era assado. Quando chegamos a questão 8 veio a justificativa mais célebre que eu já ouvi:

Questão 8 - ( F ) Quando Bresser era ministro do governo FHC, a principal medida de reforma do Estado proposta por ele foi a diminuição da área de atuação do Estado.
Justificativa: O Bresser nunca foi ministro no governo FHC.

Claro que não! A professora queria testar nossos conhecimentos pra ver se a gente sabia quem era o ministro e não qual foi a principal proposta para a reforma do Estado. Pegadinha do Malandro!
Muitos minutos de risadas e começam os comentários:

1ª – Cara, porque você acha que ela ia mentir sobre quem era o ministro?
2ª – Você também podia justificar que o nome Breser estava com um S só, então, o erro estaria aí. A questão é falsa pois o nome Bresser é com dois Ss.
3ª – A professora é mesmo muito jumenta, ela não sabe que o plano Bresser foi em 1980 e tantos?
4ª – Você analisou todas as questões para colocar falsa, né? Tipo, a questão 5 é falsa, ou pelo menos está errada, pois consta um erro gramatical na questão 5. A senhora não colocou vírgula para isolar o objeto direto anteposto ao verbo nas construções em que ele aparece também com sua forma pleonástica.

Havia uma outra questão, essa eu que respondi de forma um pouco fora do usual.

Parte 3:

Questão 2 – Comente de forma breve fazendo uma análise conjuntural da economia em termos do PIB de 2008 tomando maior foco no setor que mais contribuiu no PIB.

Fiquei pensando uns 10 minutos e nada consegui concluir, não sabia o que tinha acontecido no Brasil no ano passado pois não passei muito tempo aqui, o tempo que passei não me preocupei com a economia, apenas li alguns artigos e reportagens sobre a crise, nada fora disso. Também me lembrei de ontem enquanto eu estudava os últimos textos, que eles terminavam no governo FHC, logo, não li nada sobre a conjuntura econômica de 2008. Dei a seguinte resposta:

R: Por acaso havia em algum dos textos comentários ou análises da conjuntura nacional referente ao período de 2008? Pelo que eu me lembro de ter estudado, os textos que referentes a 1ª avaliação terminaram nas reformas do Estado propostas pelo governo do Fernando Henrique Cardoso. Realmente preciso responder uma pergunta que nem estudamos nas aulas ou sequer é citada nos textos?

Acho que errei esta questão e consequentemente minha prova vale 9!

Nenhum comentário:

Postar um comentário