sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Certas cidades (ou aquelas 6)


Algumas cidades são feito pessoas, lindas e encantadoras a primeira vista e com o passar do tempo você vai percebendo os defeitos até que a convivência torna-se insuportável.
E outras você nem dá nada pra elas pois não estão dentro dos teus padrões de beleza e quando você menos espera nota o quanto se apaixonou pelo lugar.
Pra quem já  morou em mais de uma cidade , por motivos de trabalho , estudo ou mudanças familiares entende o que quero dizer.
Tenho um amor imenso por uma cidade do interior paulista onde nasci, é uma cidade pequena não em tamanho mas em quantidade de pessoas, pois ela tem generosas avenidas por onde transitam alguns carros e de vez em quando ainda é possível ver pessoas de charrete.
Não parou no tempo, mas por obra  sabe –se lá do que não cresceu, não tem muito emprego então os jovens que buscam melhores condições de trabalho , assim como eu, vão embora em busca de suas vidas. A infra estrutura é boa, mas não tem vida noturna ou qualquer outra diversão que não seja um ou outro bar, pizzaria e lanchonete. Pras crianças e pros velhos é mais divertido confesso, por que dá pra brincar na rua, no parquinho ou mesmo em um campinho improvisado na quadra ao lado. Os velhos enfim eu não sei o que os velhos fazem ainda não cheguei lá, mas gostaria de ficar velha lá.
Mas a verdade é que eles , os velhos, se forem seus vizinhos vão sempre acordar mais cedo do que você chega em casa de uma balada e vão estar varrendo calçada, pra depois fofocar pra vizinhança a hora que a filha de fulana chegou em casa. Sim pois  em cidades pequenas o exercício da fofoca é praticado por todos e todas de todas as idades , classes sociais e sexualidade.( everybody ever)
Tem também muitas histórias contadas as pressas antes que sua mãe chegue no portão, confissões embaixo das sombras imensas das árvores nas calçadas,  violões e músicas que sempre são tocadas quando reúnem-se os amigos e nessas horas qualquer frente de loja , chácara  ou beira de estrada vira ponto para  tudo ser festa.
Muitas lembranças...
Então você se muda pra um lugar muito grande com muita gente e você imagina que vai ser lá que vai morar,encontrar o senhor sucesso “fama glamour e poder”  mas aí vê que a vida é cruel demais e você talvez  carente demais com o modus vivendi daquele local, ou por imaturidade ou qualquer coisa dessas da vida que não se explica, você literalmente pede pra sair. Lá se vai você procurar um novo local pra morar, afinal temos que trabalhar e muda aqui muda ali. Assim como nos relacionamentos, você em busca do lugar pra acomodar seu corpo já não tão jovem.
E eis que surge uma cidade no interior de um outro estado que não o seu de origem com um jeito bem peculiar, com sotaque um pouco diferente, com uma bela paisagem, muito próspera e dizem que nesse lugar só falta praia pra ser perfeito.
Mas falta muito mais...ô se falta.
Não vou listar os itens mas tem muito a ver com provincianismo em um local que já foi desenvolvido pra ser grande mas não alcançou seu objetivo . E enquanto isso vou seguindo tentando ter tolerância com as diferenças, mas estou quase chegando a conclusão que sou preconceituosa com alguns lugares.
As vezes a gente peca por excesso de paciência .

2 comentários:

  1. Qualquer lugar do mundo não vai te bastar. Quando o que você procura está dentro de você.
    Isso veio escrito numa bala Freegels guardada comigo desde a quinta série.

    ResponderExcluir