segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Filmes

Com meus amigos passando as férias longe de Maringá, meu irmão curtindo a vida adoidado na Grande Tupi Paulita e minha irmã que, de última hora, resolveu levar minhas sobrinhas pra passar o final de semana na sogra/avó, fiquei sozinho em casa.

Resolvi acordar cedo no sábado pra ter mais tempo de não fazer nada.

Fui no mercado, comprei umas porcarias pra comer, algumas garrafas de Panacéia Ice e várias latinhas vermelhas de elixir mágico.

Passei o final de semana bebendo e assistindo filme.

No sábado decidi que ia assistir os seis filmes do Star Wars, parei no terceiro. Tomei 4 litros de tereré e li metade de "O Opositor".

No domingo pensei "Vou ler o resto do livro", parei no pensamento e fui assistir seriado, tinha acordado tarde e assistido quase todos os episódios da 5ª temporada de How I met your mother e ainda era 3 horas da tarde. Calor! Pra resfriar pego mais cerveja, digo, elixir da longa vida. Abro a pasta de filmes e escolho dois: Brilho eterno de uma mente sem lembranças e Peixe Grande.

Pronto, acabou o final de semana.

------- " -------

"Brilho eterno de uma mente sem lembranças" é um filme sobre o amor e sobre a dor, e sobre as loucuras que fazemos para que um permaneça e a outra termine.

Joel fica chocado ao descobrir que a sua namorada Clementine apagou as memórias da sua tumultuosa relação. Desesperado, ele entra em contato a empresa Lacuna, Inc. e o médico inventor deste processo, o Dr. Howard Mierzwaik, para que ele elimine todas as suas recordações de Clementine.

Com a viagem pelas suas memórias e o seu progressivo desaparecimento, Joel redescobre todas as razões que o levaram a apaixonar-se por Clementine. Com isso, Joel tenta salvar Clementine dentro de sua memória à medida que o Dr. Mierzwiak e a sua equipa perseguem todos os episódios que deverão ser apagados.

Frases:

"Valentine's Day is a holiday invented by greeting card companies to make people feel like crap."
Joel

"Drink up, young man. It'll make the whole seduction part less repugnant."
Clementine

"Clementine - You don't tell me things, Joel. I'm an open book. I tell you everything, every damn, embarrassing thing.
Joel - Constantly talking isn't necessarily communicating."

"Are we like couples you see in restaurants? Are we the dining dead?"
Joel

"Joel - Is there any risk of brain damage?
Howard - Well, technically speaking, the operation is brain damage, but on a par with a night of heavy drinking. Nothing you'll miss."

"Too many guys think I'm a concept or I complete them or I'm going to make them alive, but I'm just a fucked up girl who is looking for my own peace of mind. Don't assign me yours."
Clementine

------- " -------

Peixe Grande:

A luta entre a verdade e a mentira, entre a realidade e a ficção, encontra neste filme a sua trégua. Lidando com a fantasia como se esta fosse parte integrante do nosso cotidiano.

Que coisas inventamos para que gostem de nós? Que mentiras dizemos para fazer os outros felizes? E se até a realidade conseguisse surpreender-nos ao ponto de acharmos que estamos a viver um sonho?

Ao contarmos uma história enfatizamos sempre os acontecimentos que são mais relevantes para nós, carregando de adjetivos e metáforas todas as imagens que possam reforçar as nossas emoções. Enquanto isso os momentos negligenciáveis passam a correr, ou são mesmo cortados na censura da nossa memória.

O título do filme vem da pequena história mencionada no início, segundo a qual o peixe dourado, pequeno como é normal vê-lo no aquário, poderia crescer até quatro vezes o seu tamanho se deixado em liberdade. Edward Bloom é esse peixe, que deixa a sua pequena cidade e sai pelo mundo, para poder crescer.

Frases:

"They say, when you meet the love of your life, time stops, and that's true. What they don't tell you is that when it starts again, it moves extra fast to catch up."
Senior Ed Bloom

"Most men, they'll tell you a story straight true. It won't be complicated, but it won't be interesting either."
Senior Ed Bloom

------- " -------

Quando não aceitamos uma resposta negativa há sempre uma hipótese de conseguirmos o que queremos.

------- " -------

O milagre da vida.
A universalidade do amor.

A universalidade da vida.
O milagre do amor.

------- " -------

"Blessed are the forgetful: for they get the better even of their blunders."
Friedrich Nietzsche (1844-1900)

2 comentários:

  1. cadê você, docinho?
    entro aqui e não vejo atualizações... o que acontece? tá tudo bem?

    se precisar eu estou aqui, viu?! ;)

    posso deixar meu msn aqui?

    ResponderExcluir
  2. acho q esse é um bom motivo pra voltar a escrever: http://www.youtube.com/watch?v=-z0UuIwGZtc
    ou não?? hahaahh

    ResponderExcluir