domingo, 12 de abril de 2009

Paixão

Finalmente veio a emoção, um sentimento quase sem explicação, foi chorado e sofrido, do jeito que nós estamos acostumados, um gol aos 47 minutos do segundo tempo, no último lance. É uma sensação maravilhosa. Passar dois ou três segundos, que parecem ser eternos, estático, desde o momento em que a bola é chutada, percorre todo o trajeto e vai parar no fundo do gol. Ver a torcida olhando aquele lance e, depois dos segundos que eu me referi, entender a loucura que começa a contagiar a todos por conseguirem soltar o grito preso dentro da garganta e que, ao mesmo tempo, nos faz começar a pular. Emoção só comparada pelos momentos que eu vejo minha sobrinha sorrindo ou por saber que ninguém está com gripe hawaiiana por minha causa!

Campeonato Paulista - Semifinal: Corinthians 2x1 São Paulo - 12/04/2009

O corintiano é mais que simplesmente um torcedor de um time de futebol, e como muitos dizem, ser sofredor. Porque ser corinthiano não é apenas sofrer (e sofrer muito!), não é apenas amar (e amar também muito!), tampouco apenas se orgulhar (de sofrer e amar). Ser corinthiano é aprender… A amar e respeitar, sofrer e permanecer, cuidar para cultivar, lutar para alcançar.
Perder? Lutando. Vencer? Na raça. É como dizem, muito mais que um clube de futebol e uma torcida que é uma nação, é lição diária de vida.
Os corinthianos não torcem pelo Corinthians, vivemos e somos o Corinthians. E vivê-lo é padecer no paraíso. É, como cantou Gil, escolher que todo ano a gente vai sofrer. E é também ter a consciência de que somos todos abençoados, por tantas lições maravilhosas de vida, que só mesmo vivendo o time do povo é que se pode entender, aprender e ser. Alguns dizem que é um estado de espírito, outros afirmam que ser corinthiano é ser maloqueiro. Eu dou graças a Deus por ser corinthiano. Sim, eu nasci corinthiano. E, como diz a música, já virou obsessão. É gostoso demais. Aconteça o que acontecer, bato pé e não abro mão. Meu único vício é o Corinthians. É se arrepiar quando aquele hino começa. Salve o Corinthians é pra mim o que o era para os romanos o Ave César.

Ser corinthiano é a gente sentir e entender, mas não conseguir explicar. Ser corinthiano é ser diferente, se você não é corinthiano, desculpe-me mas, certamente, você não entende o que é essa paixão. É ver seu coração despedaçado quando o Marcelinho Carioca perdeu aquele pênalti na Libertadores. Até hoje eu não senti nada como naquele dia, uma vez uma namorada terminou comigo e eu me senti muito mal por uma semana mas namorada você por ter outra, time do coração? Jamais! Você namora uma pessoa mas não odeia as outras, time não, você odeia e muito os outros.
Vou tentar explicar a dor que eu senti quando o Marcelinho perdeu o pênalti:
Sabe aquela menina que você é completamente apaixonado quando criança, ou adolescente ingênuo, e ela não dá nenhuma bola pra você? Lembra quando você foi falar o que sentia e ela te rejeitou? Ou qualquer dor que ela causou em você, e você, jovem demais, não conseguia entender nada? Lembra também que no outro dia você achou que o mundo tinha acabado, não havia mais vida dentro de você, não havia qualquer tipo de salvação para sua dor? Foi exatamente o que eu senti, minha alegria foi completamente destruída. Nada mais seria igual após aquilo. Veio a queda pra 2ª divisão e quer saber? No fundo, meu amor, só aumentou!

Toquinho escreveu:
Corinthians do meu coração,
Tu és religião de janeiro a janeiro.
Ser corinthiano é ir além
De ser ou não ser o primeiro.
Ser corinthiano é ser também
Um pouco mais brasileiro.

Não temos um estádio? Não temos Libertadores?
Estádio a gente pode construir e Libertadores a gente pode ganhar, quero ver alguma torcida conseguir sentir o que a gente sente, sem estádio e sem Libertadores, e com a mesma intensidade. Isso não se ganha!

Um comentário:

  1. Gripe havaiana é um perigo! Ham!
    hauiheiuahehahaueuhae

    Kelilika

    ResponderExcluir